Ao longo dos tempos temos nos deparado com essa nova realidade do politicamente correto, onde pessoas ou instituições estão sendo tolidas de comportamentos e opiniões, pois "para alguns" elas não seguem padrões!
Por exemplo, muitos dizem hoje que uma banda como Mamonas Assassinas, que tinham em suas músicas letras com certas tendências e apologias seriam com certeza censuradas pelo politicamente correto.
Mas.. em contra partida, você encontra "cantores" que abusam da sensualização, vulgarização da imagem da mulher, usam em suas músicas palavras de ordem em apologia a sexualidade e ao uso de drogas, mas isso pode né?
E aí, o que é politicamente correto? Poderia citar inúmeros casos aqui em outros setores da sociedade, mas vou me ater apenas a esse musical, pois ele já resume bem o ponto de vista de onde quero chegar!
O politicamente no Brasil é usado como uma moeda de censura por alguns que creem deter o poder do que é certo e errado e usam isso a seu bel prazer determinando o que seja certo ou errado segundo seus interesses.
Então, assim sendo, não existe na realidade o politicamente correto, o que existe é o gosto de um prevalecendo sobre o dos outros.
Quando usam textos, músicas, literatura, humor, religião, política, moda, cultura, movimentos ativistas dentro de um contexto favorável a essa massa, é politicamente correto, mas se for contra seus interesses, é politicamente incorreto.
E com isso, narrativas tem sido sufocadas em uma censura meio que silenciosa que em nome do "certo" aceita só o que lhe convém!
Na boa, seja você mesmo! Pare de permitir que terceiros ditem regras sobre como você deve ser, o que deve vestir, comer, ouvir, falar, ler, assistir!
Hoje em dia pessoas tem virado verdadeiras marionetes reféns das opiniões dos outros para tudo.
MIGUEL BOENTE
Comments