A Secretária de Pesca e Carcinicultura do Município (SEPESCA), Silvone Almeida, reuniu-se na manhã desta quinta (26), com o Secretário de Meio Ambiente, Antônio Tiago, Secretária de Turismo, Andrezza Varela, o Supervisor da Guarda Municipal, Dos Anjos, e os Vereadores Manú de Nascimento, e Diego de Lisete.
A reunião foi realizada na sede da própria Secretaria de Pesca, por volta das 9:30hs da manhã, o assunto discutido foi referente a uma problemática gravissíma que vem ocorrendo no Trapiche do Rio Aratuá, ainda foram abordados outros assuntos pertinentes, como a pesca predatória irregular, Pesca com Três Maio, e a Retirada de Mariscos com uso de pás.
O caso
É com grande frequencia que dezenas de barcos de pesca e outros que fazem linhas para Galinhos e municípios vizinhos, continuam causando prejuízos e estragos na estrutura do Trapiche do Rio Aratuá. Isso ocorre devido a quantidade de embarcações que amarram seus cabos diretamente na estrutura das grades de proteção, o que é proibido pela Secretaria Municipal de Pesca e Carcinicultura (SEPESCA), e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) de Guamaré.
As embarcações atracadas acabam destruindo o patrimônio público com o risco de causarem acidentes.
Com tudo isso acontecendo, algumas medidas de urgencia estarão sendo tomadas nos proximos dias. Por exemplo, No que se refere a pesca predatória irregular, que se destaca a retirada dos mariscos com o uso de pás. Inclusive, como foi citado durante a reunião, o desmatamento de arvores e manguezais. Para quem ainda não conhece a gravidade do desmatamento dos mangues, simplesmente destroi a flora e expõe o substrato ao sol, o que o torna seco e salinizado. Isso ocasiona a morte dos animais, afetando a produtividade e a pesca de caranguejos, camarões, mariscos e peixes.
É bem provavel que os orgãos competentes e setores responsaveis farão uso de suas atribuições legais conferidas por lei.
O vereador Manú de Nascimento juntamente com o vereador Diego de Lisete, terão como missão assim que voltarem do recesso no legislativo, criarem um projeto de lei pensado para promover ainda mais a conservação e proteção do patrimônio publico, nesse caso, destaca-se o trapiche do Rio Aratuá, oferecendo mais segurança aos cidadãos”, e uma punição bem severa para quem for flagrado cometendo os atos de crime ambientais.
Comentários