top of page
Foto do escritorBy: Gerson Almeida

NOITE DE ESTRESSE E CONFLITOS ENTRE ESTUDANTES E CARONISTAS NO ÔNIBUS ESCOLAR DO IFRN, GUAMARÉ.


O transporte tem capacidade para 48 pessoas e na realidade está transportando bem mais que 60 pessoas entre estudantes e caronistas.


A situação do ônibus escolar que transporta os estudantes de Guamaré á Macau está um caso sério, devido a superlotação do veiculo. Os estudantes tem que dividir espaço com diversos caronistas que simplesmente vão e não fazem nada importante no município de macau.

O CASO!


Na noite desta quarta feira (16) de outubro diversos estudantes entraram em conflito com alguns caronistas que não respeitaram o direito dos mesmos, enquanto os caronistas estavam bem confortado nas poltronas do ônibus, os estudantes estavam de pé. O motorista precisou fazer uma parada obrigatória no posto de combustível de Salina da Cruz onde desceram apenas os estudantes, pois os caronistas não quiseram descer do ônibus. A situação ainda ficou pior, depois de quase 1h10m (uma hora e dez minutos) de espera e alguns estudantes já terem ido de carona, ou Moto-Taxi para Macau, o motorista precisou voltar á Guamaré estacionar o ônibus na Orla da Praia Aratuá e mais uma vez esperar por quase 15 minutos, até então todos os estudantes embarcarem novamente deixando alguns caronistas e assim seguirem viagem, onde resultou em diversos estudantes chegarem atrasados e ainda perderem as provas, devido o tempo perdido.


É importante lembrar que por pouco não houve brigas entre estudantes, ocasionado devido o estresse e todos ficarem com xingamento uns com os outros. Enquanto alguns pensavam em resolver o problema, outros simplesmente faziam bagunça que atormentava ainda mais a situação.


Uma estudante do IFRN relatou que chegar à escola tem sido difícil. "Fica cheio de gente e ainda temos que ficar de pé, com a pasta pesada."


"Numa outra situação, já aconteceu do motorista deixar mais de 5 pessoas em macau, devido ter saído cedo enquanto os mesmos concluíam suas provas" relatou outro estudante.

Uma estudante do IFRN me informou que normalmente o horário de saída dos mesmos do IFRN é ás 22:hs e o ônibus sai de Macau ás 21h40m, mas tem momentos que sai até antes das 21h40m. "E isso está errado." afirmou ela.


"Afinal, cada minuto que a gente faz a prova é importante, e não conseguimos concluir a prova com a mente preocupada com o horário do ônibus." Finalizou a mesma.


Sabemos que essa é uma situação desastrosa e complicada porque cada pessoa que está dentro do ônibus querem optar pelos seus direitos, e os errados também optam pelos seus. Cabe ao Secretário de Educação resolver esta situação o quanto antes. Porque os mais afetados com tudo isso, são os estudantes.


É preciso que as autoridades competentes da Secretaria de Educação façam uma lista com os nomes dos estudantes e coloquem uma pessoa na portaria do ônibus para o controle do embarque, ou vejam outra maneira de solucionar o problema, antes que o caso fique ainda mais grave.

O APELO


Secretário 'Roberto Aguiar' faça uma reunião com os seus funcionários e determinem os horários certos de saída de Macau á Guamaré após as aulas, pois tem estudantes ficando na sala de aula fazendo provas enquanto o ônibus esta retornando á Guamaré antes das 22:hs. Corrija também este problema sobre a superlotação do ônibus destinado a serviços escolares.


Diante deste caso apresentado em nosso Blog, ficaremos aguardando a resposta do Secretário de Educação, na esperança de solucionar o problema o mais rápido possível.

683 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page