Um ato cívico-militar, sob o comando do Segundo Tenente, Sérgio Oliveira Muniz, da equipe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), marcou a posse do prefeito Adriano Diógenes, na presidência da 45ª Junta de Serviço Militar, na manhã desta quarta-feira, 17, na sede da Guarda Municipal, onde o chefe do executivo municipal fez também o juramento à bandeira nacional.
A posse de Presidente da Junta de Serviço Militar (JSM) é um ato previsto na Legislação Federal, no qual o Prefeito Municipal formaliza o seu compromisso com relação aos encargos do Serviço Militar, que consiste no exercício de atividades especificas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) na Defesa Nacional.
Organizado pela Secretaria Municipal de Segurança, a solenidade foi prestigiada com as presenças dos vereadores Lizete Negreiros, Carlos Câmara e Edinor Albuquerque, além de secretários municipais e do servidor público Lázaro Imenes Rocha, Secretário da Junta Militar de Guamaré.
A Junta Militar é responsável pelo atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza do serviço militar obrigatório, verificando assim se o cidadão está em dia com o Serviço Militar para fornecimento do devido documento, já que este é indispensável para realização de diversos atos.
Alistamento
O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro até 30 junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, existe duas maneiras para se alistar, uma delas pode ser realizado pelo site www.alistamento.eb.mil.br e a outra na própria Junta de Serviço Militar (JSM) de sua residência. Caso esteja residindo no Exterior, deverá procurar os Consulados ou as Embaixadas do Brasil.
Por ocasião da solenidade, o prefeito Adriano Diógenes anunciou que o serviço de alistamento será transferido nos próximos dias para a Central da Cidadania, facilitando o acesso aos jovens que precisam de alistamento militar. O Secretário de Segurança do município, Claiton Pinho agradeceu o gesto e elogiou a iniciativa do prefeito.
Comments