Redação: Gerson Almeida
Foi realizado na ultima quarta feira (4) de setembro em Guamaré o primeiro passeio de patins pela MT Patinação. A modalidade já tinha tido inicio a bastante tempo no município de Guamaré, mas porém somente agora o atleta e treinador Mateus Rodrigues decidiu levar adiante a pratica do esporte para os jovens e adultos que queiram aprender e manter a boa forma.
O evento teve inicio as 19:hs e largou de frente a Base da Guarda Municipal de Guamaré, onde teve a participação de diversos amantes do esporte, entre crianças, adolescentes e adultos vindos de Baixa do Meio, Salina da Cruz e da sede do município.
O local foi escolhido devido a falta de um local apropriado para a prática da patinação. Infelizmente a maioria das ruas de Guamaré não tem um asfalto novo e lisinho e as calçada também não facilitam muito a prática do esporte. Porém, mesmo com alguns obstáculos nas ruas, não ouve nenhum tombo, o evento finalizou com sucesso.
A MT Patinação, teve total apoio das secretarias do município e contou também com o apoio da equipe da Guarda Municipal, que acompanharam todo o trajeto fazendo a limpeza no trafego e evitando outros empecilhos.
"Já que o distrito de Baixa do Meio ganhou a praça da juventude, onde tem uma pista exclusiva para patinação, Guamaré também deveria ganhar uma praça modelo" Afirmou um atleta.
O patins virou moda na década de 90, e assim como a corrida, andar de patins dá mais força aos músculos dos membros inferiores, bem como ao abdome e aos glúteos, e queima de 500 a 800 calorias na primeira horinha de diversão.
Para quem pensa que andar de patins pode ser apenas um hobby, ou uma maneira de fugir do estresse do dia a dia, ou até mesmo um brinquedo de criança se engana e, inclusive, essa atividade vem reconquistando mais e mais adultos.
É importante que todos saibam, que andar de patins não exigi só do patinador o equilíbrio sobre o “calçado” instável, a atividade também faz com que a pessoa mantenha o corpo permanentemente contraído, principalmente as regiões mencionadas, trabalhando a concentração, coordenação motora, resistência muscular, agilidade e até alguns reflexos, para evitar as possíveis (e normais) quedas.
E justamente por forçar uma postura adequada à realização do movimento, que é a correta (barriga pra dentro e costas retinha), a patinação é recomendada a pessoas que têm desvios ou dores na coluna.
Comments