By: Gerson Almeida
Na tarde desta sexta feira (27) de setembro, por volta das 14:hs, uma nuvem enorme de fumaça cobriu a cidade de Guamaré provocando preocupação aos moradores e deixando diversas pessoas sufocadas. A fumaça que invadiu a cidade é proveniente do lixão localizado na cidade de Galinhos.
A causa do fogo, foi para reduzir a grande quantidade de lixo que é jogado todos os dias no local. Mas porém, sabemos que é um erro irreparável queimar lixo de propósito, devido a quantidade de produtos tóxicos, que são capazes de provocar danos à saúde humana se for inalada, mesmo em pequenas quantidades. As vias pelas quais os produtos químicos podem entrar em contato com o nosso organismo são três: inalação, absorção cutânea e ingestão.
O destino mais correto não é queimar, mas é enterrar, tratar, separar o lixo que pode se aproveitado. Na queimada, as primeiras vítimas dessa fumaça tóxica são os próprios que atearam o fogo no lixo, que provavelmente queimaram os resíduos sem usar máscara ou qualquer equipamento de segurança. Além de inalar a fumaça, eles convivem com materiais que não foram devidamente descartados e com o chorume - líquido originado da decomposição do lixo.
O lixão está a 6.3 Km de Guamaré, precisamente localizado próximo ao Farol de Galinhos. Esperamos que as autoridades responsáveis do município de Galinhos possam tomar as devidas precauções e solucionem este problema, antes que o caso volte a se repetir.
Um vídeo que foi feito no momento da queimada está circulando pelas redes sociais, confira na íntegra.
Comments